Guitarra
João Pedro Oliveira Vinagre iniciou os seus estudos musicais em 2004 na Academia de Música de Castelo de Paiva onde concluiu o curso complementar, na classe de
Guitarra do professor Hélder Almeida. Finalizou na mesma instituição o curso básico de Tuba na classe do professor Romeu Silva. Em 2019, concluiu a Licenciatura em Música, variante instrumento - Guitarra Clássica na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na classe do professor Miguel Carvalhinho. Na mesma instituição, obteve a profissionalização concluindo o Mestrado em Ensino da Música, variante Instrumento e Música de Conjunto, sob orientação do professor Miguel Carvalhinho.
Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento musical com Artur Caldeira, Augusto Pacheco, Dejan Ivanovic, Miguel Carvalhinho, Pedro Rodrigues, Ricardo Barceló, Andrea Gonzalez Caballero, Àlex Garrobé, Alfonso Aguirre Dergal, Danijel Cerovic, David Pavlovits, Fábio Zanon, Jérémy Jouve, José Manuel Dapeña, Margarita Escarpa, Pavel Steidl, Paulo Pedrassoli e Simone Rinaldo.
Participou em vários estágios de Orquestra de Guitarras e Música de Camara destacando-se o III Estágio de Guitarras da Golegã, orientado pelo professor Miguel Carvalhinho, o I Estágio Internacional de Cordas Dedilhadas do Minho, orientado pelo Maestro e Guitarrista Augusto Pacheco, o II Estágio de Cordas Dedilhadas do Minho, sobre a orientação de Leo Brower e o Estágio de Guitarras “Hands-On Guitar”, pela direção de Helen Sanderson. Participou em Estágios de Orquestra de Sopros com os maestros Paulo Martins, José Eduardo Gomes e Douglas Bostock. No ano de 2015, participou no III Concurso Internacional de Guitarra da Golegã, onde arrecadou o segundo prémio, na Categoria A. Em 2016, através de projetos da Academia de Música de Castelo de Paiva, teve oportunidade de tocar no programa “Grandes Manhãs”, emitido pelo canal Porto Canal e também no programa dedicado ao concelho de Castelo de Paiva, emitido este pela Antena 1. No ano de 2022, participou como professor do 15a Edição do Festival de Música da Figueira da Foz.
No campo da Direção Musical, estudou em Direção de Orquestra de Sopros/Banda na Academia Europeia de Direção de Banda, tendo tido a oportunidade de trabalhar com os professores José Rafael Pascual-Vilaplana, Rafa Agulló Albors, Javier Viceiro-Filgueira, Bart Picquer, Fernando Marinho, e Andrés Alvarez.
Participou ainda no Seminário de Direção do maestro suíço Baldur Bronnimann.
Exerceu as funções de Docente de Guitarra na Academia de Música de Trancoso e Academia de Música de Lamego. Atualmente é professor de Guitarra na Academia de Música de Arouca, Academia de Música de Paços de Brandão, CCROF – Orfeão da Feira e Academia Nacional de jovens.