Contrabaixo
José Carlos Barbosa é um músico residente no Porto.
Nascido em Arouca no ano de 1981, começou a estudar contrabaixo e baixo elétrico na Escola de Jazz do Porto e mais tarde, em 2009, concluiu a Licenciatura em Jazz na Escola Superior de
Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE). Em 2018 termina o Mestrado em Ensino de Música – Jazz também na ESMAE.
Estudou com Filipe Teixeira, Alberto Jorge, João André Piedade, António Augusto Aguiar, Pedro Barreiros, Demian Cabaud, entre outros, tais como Michael Lauren, Nuno Ferreira, Mário Santos, Telmo Marques e Carlos Azevedo. Nesse período destacam-se participações na Big Band da ESMAE sob orientação de Pedro Guedes, Paulo Perfeito, Alan Ferber e Orrin Evans, integrando também o Septeto de Jazz da ESMAE, que conquista em 2007 o 1o prémio no concurso anual de escolas de jazz na Festa do Jazz do Teatro São Luíz.
Tem mantido ao longo dos últimos anos uma intensa atividade de concertos e gravações com diversos projetos e músicos, tendo passado por importantes palcos nacionais e internacionais. Destacam-se os seguintes: Antonio Loureiro; Hugo Raro quarteto; Paulo Gomes trio; Manuel Linhares quarteto, que teve a colaboração do saxofonista David Binney na sua tournée de 2022; KITE; Ricardo Formoso quarteto; Gileno Santana quarteto; Rui Teixeira Group; Orquestra Fina;
Susana China; Isabel Ventura; Coreto Porta-Jazz; AP quinteto; Mn’Jam experiment, onde participou na tournée asiática de 2016; João Mortágua, com o qual gravou “Dentro da Janela”, que viria a ser eleito Disco do Ano pela jazz.pt e pela JazzLogical, vencendo também o prémio Play 2020 da RTP, para melhor Álbum de Jazz; entre outros.
Tem colaborado com a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), tendo já acompanhando músicos como Mark Turner, Chris Cheek, Sérgio Godinho, Mayra Andrade, Manuela Azevedo, Manuel Cruz, Marta Ren, João Barradas, Lluc Casares, Tomás Marques, João Paulo Esteves da Silva, Fay Claassen. Interpretou também obras do compositor Erkki-Sven Tüür em parcerias da OJM com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e o Remix Ensemble, sob a direção do maestro Olari Elts.
Conta com participações também na Orquestra de Jazz da Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), onde com a direção de Paulo Perfeito e Daniel Dias tocou com Matthias Schriefl, Jeffery Davis, Elliot Mason e Sofija Knezevic.
Com a Orquestra de Jazz do Porto, participou em 2018 no concerto realizado com Vitorino Salomé como convidado especial.
Participou também com a Orquestra de Jazz do Algarve, num concerto que teve como convidado especial Michael Lauren.
Em 2013 participou no concerto da Orquestra Sinfónica da ESMAE, que celebrou o centenário da obra de Igor Stravinski “Sagração da Primavera”. No concerto, sob a direção de António Saiote foram também interpretadas obras de Sérgio Azevedo e Alexandre Delgado.
Leciona desde 2014 as disciplinas de Instrumento e Combo no Curso de Jazz da Escola
Superior de Música e das Artes do Espetáculo e desde 2019 no Curso de Jazz do Conservatório de Aveiro Calouste Gulbenkian.